Eu eu eu , Julian Assange se deu mal!

Leitores amigos, cuidado com o que você sabe.

Nos ultimos dias o site WikiLeaks , uma pagina dedicada a publicar documentos governamentais secretos, colocou a diplomacia americana em uma saia justa. A revelação de 250.000 documentos confidenciais que entre outras afirmações classificava o governo russo como mafioso e o presidente argentino Nestor Kirchner como doidão e marido de uma doida causou polemica internacional.

Mas quem se lascou mesmo foi o fundador do site Julian Assange, que depois da revelação dos documentos foi acusado de "crimes sexuais" na Suécia, recebeu ordem de prisão e teve sua fiança negada. Além de empresas como Visa e Paypal decidirem se desligar do WikiLeaks cortando assim as fontes de doações ao sitio. Será que é retaliação?

Observando as agruras de Julian da pra refletir um pouco sobre nosso pequeno mas valioso latifundio. Os dados. E o quão confidenciais eles são.

Recomendo que todo e qualquer DBA em primeiro lugar seja sigiloso. Na maioria das empresas o DBA é o "cara com acesso full", geralmente accessando informações financeiras da companhia, dados de clientes e outras coisitas mais. Por isso o melhor que fazemos é fechar o bico!

Caro colega de dados, as vezes não conseguimos ligar nossa conversa no cafezinho com crimes federais mas é ai que mora o perigo. Fale pouco sobre ou nada sobre o resultado das suas queries. Conheça bem a politica da sua companhia para dados sobre clientes, salarios e faturamentos. Um vazamento pode causar um belo estrago em sua carreira , para não dizer na sua vida. Por isso quando o dado confidencial aparecer lembre-se de Julian Assange e sua condenação por cometer crimes sexuais com suecas!