Eu eu eu , Julian Assange se deu mal!

Leitores amigos, cuidado com o que você sabe.

Nos ultimos dias o site WikiLeaks , uma pagina dedicada a publicar documentos governamentais secretos, colocou a diplomacia americana em uma saia justa. A revelação de 250.000 documentos confidenciais que entre outras afirmações classificava o governo russo como mafioso e o presidente argentino Nestor Kirchner como doidão e marido de uma doida causou polemica internacional.

Mas quem se lascou mesmo foi o fundador do site Julian Assange, que depois da revelação dos documentos foi acusado de "crimes sexuais" na Suécia, recebeu ordem de prisão e teve sua fiança negada. Além de empresas como Visa e Paypal decidirem se desligar do WikiLeaks cortando assim as fontes de doações ao sitio. Será que é retaliação?

Observando as agruras de Julian da pra refletir um pouco sobre nosso pequeno mas valioso latifundio. Os dados. E o quão confidenciais eles são.

Recomendo que todo e qualquer DBA em primeiro lugar seja sigiloso. Na maioria das empresas o DBA é o "cara com acesso full", geralmente accessando informações financeiras da companhia, dados de clientes e outras coisitas mais. Por isso o melhor que fazemos é fechar o bico!

Caro colega de dados, as vezes não conseguimos ligar nossa conversa no cafezinho com crimes federais mas é ai que mora o perigo. Fale pouco sobre ou nada sobre o resultado das suas queries. Conheça bem a politica da sua companhia para dados sobre clientes, salarios e faturamentos. Um vazamento pode causar um belo estrago em sua carreira , para não dizer na sua vida. Por isso quando o dado confidencial aparecer lembre-se de Julian Assange e sua condenação por cometer crimes sexuais com suecas!

3 comentários:

  1. Aeeee Felipe, meu caro...

    Concordo com a postura do profissional que você sugeriu mas acho que o Julian Assange estava fazendo apenas o seu trabalho.

    Alias, acho que ele defendeu seu objetivo muito bem por sinal, causando grande dor de cabeça para a concorrência.

    A pergunta que os americanos estão fazendo agora é como aqueles documentos foram parar nas mãos dele... (rs)

    Ele invadiu e acessou essas informações? ou alguém de dentro passou isso pra ele???

    Qual opção seria pior?
    Hahahahaha...

    Mas a unica conclusão que consigo chegar sobre isso é que não da pra "revelar" algo que nunca foi confidencial!, e estamos cansados de saber que os americanos tratam o resto do mundo como se fosse o quintal da casa deles..

    No final de tudo isso os americanos continuarão os mesmos, o resto do mundo continuará o mesmo e o Julian Assange ganhará um salario muito bom para trabalhar no depto de segurança dos EUA.

    Mas do que tudo isso importa? Falei tudo isso porque não sabia o que falar... rsrs Eu fiquei sabendo agora do seu BLOG! Manda sempre que houver posts muleque...

    Quero ter contato novamente com as profundas e agregadoras reflexões de Felipe Antunes...

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Acho que a mensagem do Felipe foi direcionada às pessoas que trabalham com documentos e informações sigilosas. No caso do Julian ele era apenas um negociante, fazendo sim seu papel (até um bom papel para a humanidade).
    Agora, copiar a lista de preços, salários ou rentabilidade de produtos é outra coisa.

    ResponderExcluir
  3. Ok, desculpe. Acabei focando tanto o caso do WikiLeaks que fugi ao objetivo central do Post do Felipe e, pior que isso... Acabei de perceber que no meu comentário ficou subentendido que sou contrario as ideias por ele expressadas no texto!

    Desculpe. Não é isso!!! rs..

    Concordo totalmente com o que ele disse e acho que ele focou um dos mil motivos que existem para isso!

    Antes do risco de se "dar mal" existe a propria postura de trabalho.

    A habilidade de manter o sigilo da informação, ao meu ver, é tão ou até mais importante que o conhecimento técnico adiquirido ao longo do tempo.

    Considero ambos quando desejo distinguir quem é o bom, quem é o mal, e quem é o mau profissional.
    Mas, para ser direto dessa vez vou tirar o foco do bom e do mal...

    Do mal(vado), ou seja aquele que realmente tem a intenção de tomar vantagem sobre a informação sigilosa, pois esse nem considero como profissional.

    Acho o texto do Felipe engrandecedor para as situações que se enquadram no caso do Lobo fantasiado de cordeiro.

    Para aquelas pessoas que, sem maldade, acabam comentando sobre coisas que vêem no seu dia-a-dia, achando que não há o risco de causar mal a empresa.

    Acho que essa postura durante o trabalho é tão inadequada quanto a cozinheira que decide não lavar bem a salada, pois não há vermes lá necessariamente...

    ou ainda:

    Do bombeiro que decide não esvaziar um prédio depois de uma ameaça de bomba, pois se ele não encontra-la terá de ouvir reclamações sobre frustrações e prejuizos "desnecessários?"...

    Ao meu ver a atitude ideal do profissional nesse cara ou coroa, é a de não jogar a moeda...

    Espero ter me retratado!!!

    Um abraço!

    ResponderExcluir